29 de janeiro de 2011

Marituba PA

HISTÓRICO

Marituba é uma cidade localizada no estado do Pará. Encontra-se na microrregião de Belém e na mesorregião Metropolitana de Belém. Esta fica distante da capital do Estado cerca de 13 km e faz limite ao Norte e a leste com o Município de Benevides, ao Sul com os Municípios de Acará e Belém, e ao Oeste com o Município de Ananindeua. Possui mais de 132 mil habitantes e sua área é de 103,279 km². Tendo assim uma densidade de 1285,6 hab./km².

A história da localidade teve seu início quando as terras, onde hoje existe o município, distante 29 km de Belém, foram cedidas pelo governo imperial ao provincial para povoação. Começando nesta mesma época as negociações para a construção da estrada de ferro que ligaria Belém a Bragança, passando pela área. A fundação do município ocorreu em 1997.
O nome da cidade deve-se à grande quantidade de árvores da família das Icacináceas, denominadas umari, esta produz um fruto comestível, chamado de mari. Antigamente, do pedaço do seu tronco era feito uma espécie de instrumento musical (chamado de tuba). Da junção desses dois vocábulos surgiu o nome Marituba (no tupi, “tuba” significa “lugar abundante”).

O Senso 2010 contabiliza no estado do Pará 7.443.904. Marituba é a 9ª cidade em número de habitantes.


Fonte: Site da Prefeitura de Marituba http://www.marituba.pa.gov.br/index.php?exibir=secoes&ID=34 (Acessado em 29/01/2011).