18 de maio de 2011

Missão do Sacerdote

Sempre entendi que a missão do sacerdote é nobre, pois foi instituída pelo próprio Jesus Cristo. O Catecismo da Igreja Católica diz:

“No serviço eclesial do ministro ordenado, é o próprio Cristo que está presente à sua Igreja enquanto Cabeça de seu Corpo, Pastor de seu rebanho, Sumo Sacerdote do sacrifício redentor, Mestre da Verdade.”

A Igreja o expressa dizendo que o sacerdote, em virtude do sacramento da Ordem, age “in persona Christi Capitis” (na pessoa de Cristo Cabeça): na verdade, o ministro faz o papel do próprio Sacerdote, Cristo Jesus. Se, na verdade, o ministro é assimilado ao Sumo Sacerdote por causa da consagração sacerdotal que recebeu, goza do poder de agir pela força do próprio Cristo que representa (“virtute ac persona ipsius Christi”). “Cristo é a origem de todo sacerdócio: pois o sacerdote da Antiga Lei era figura dele, ao passo que o sacerdote da nova lei age em sua pessoa.” (CIC 1548)

A ordenação, pela imposição das mãos, torna o sacerdote um homem consagrado a Deus. Suas mãos ungidas e toda a sua vida são instrumentos de bênção e assim devem agir. A vocação, dom de Deus, é santa, por isso ele deve também buscar em tudo a santidade.

Sempre me impressionou na celebração da missa a consagração, pois, pela ação do Espírito Santo e pelas mãos sacerdotais, Cristo se torna presente no meio de nós no pão e no vinho consagrados. Na minha primeira missa, e não me esqueço das outras, este momento é muito forte, pois convida a olhar para nossa dignidade.

Diante dessa nobre missão, conto com a oração de todos pela perseverança de todos os sacerdotes. Que nunca nos esqueçamos da dignidade dessa vocação e missão e a exerçamos com responsabilidade, muita fé, humildade, simplicidade, sempre em comunhão com aquele que assim nos instituiu: Jesus Cristo.

Partilho abaixo algumas fotos da primeira missa em Áurea RS e outras celebradas nos lugares onde passei parte da minha vida.

Deus abençoe a todos.
Pe. Hermes José Novakoski


Primeira missa em Áurea

 Paróquia Santo Antônio - Porto Alegre RS




Marituba PA

Marituba PA