24 de julho de 2011

Importância da Filosofia na Educação

Poucos adolescentes e jovens gostam de estudar Filosofia. A pergunta clássica é: Por que estudar Filosofia se não cai no vestibular?

Como uma resposta, poderíamos dizer que na escola não estudamos só para o vestibular. Temos que estudar para a vida.

Reduzir os anos de estudo do Ensino Fundamental e Ensino Médio para somente atingir o vestibular, é reducionismo demais. É claro que estes anos também nos preparam para o vestibular, para a faculdade e para a vida.

Pode-se perceber que certa antipatia pela Filosofia é algo rotineiro, mas sem muitas justificativas. A maioria alega ser uma disciplina chata. Mas por que será? Talvez seja pela falta de esclarecimentos por parte do professor.

Deixar claro a importância da Filosofia na vida e no currículo da escola é o primeiro passo. Mesmo assim, sempre haverá aqueles que não simpatizarão com a idéia.

Infelizmente vivemos numa época onde o pensamento não tem muito espaço e não é incentivado. Olhando para a mídia, seja ela escrita, virtual ou visual, existe um jogo de cores e informações para não dar espaço ao pensamento, à reflexão. A idéia é ocupar o tempo todo da pessoa para que ela não pense nas coisas, mas apenas aceite como bom, único e verdadeiro.

A idéia da Filosofia é outra: ler, pensar, argumentar, questionar, buscar respostas. É nunca estar satisfeito com o que se lê, se vê e se ouve. É uma busca constante e progressiva. Talvez seja por isso que ela não tem espaço e adeptos. Somos muito ocupados em não fazer nada. Não temos tempo para pensar. E aqui está o perigo.

Não questionamos a moda. Apenas aceitamos. Não questionamos a novela, a veracidade das notícias. Aceitamos como se tudo fosse verdadeiro. Essa é a idéia do mundo capitalista e moderno. Ocupar as pessoas para que elas não pensem em nada, apenas aceitem e façam o que é pedido.

O erro de muitas escolas foi tirar a Filosofia do currículo. Assim, em vez de formar cidadãos, podem estar formando pessoas alienadas, de acordo com os padrões da vida moderna, sem possibilidade de escolha e questionamento.

A Filosofia tem um papel muito importante na educação e na vida do cidadão. Ela ajuda na formação de pessoas conscientes da realidade, vida e mundo. A Filosofia vai além do por quê e para quê? Ela quer saber o sentido das coisas e o benefício para o ser humano.

Sem Filosofia até a educação pode se tornar alienadora. A Filosofia desperta para a vida, para a leitura, para a busca de respostas e a compreensão das coisas. A Filosofia não dá todas as respostas, mas aponta para novos caminhos, possibilidades, para uma nova direção.

A Filosofia mostra que o conhecimento não se reduz ao livro didático da escola, mas que este é o primeiro passo de um caminho longo a ser percorrido.

As escolas que têm Filosofia no seu currículo, só têm a ganhar, e acrescentam muito na vida dos alunos. Ter idéias claras do que é Filosofia, ajuda a gostar dela.

Pe. Hermes José Novakoski, PSDP