1 de outubro de 2011

A vinha do Senhor - 27º domingo do Tempo Comum

Neste 27º domingo do Tempo Comum, adentrando no mês de outubro que é o mês missionário, somos convidados a refletir sobre a nossa missão de trabalhar na vinha do Senhor. Todos somos missionários e o Senhor conta com nossa colaboração na difusão do seu Reino. 

Tanto a primeira leitura da profecia de Isaías como o Evangelho de São Mateus tem como pano de fundo a vinha do Senhor. Na leitura o profeta nos mostra que a vinha plantada por um amigo é bem cuidada, mas não produz frutos bons, ao contrário, produz frutos selvagens. Por isso o dono a abandona entristecido, porque ela não atendeu a suas expectativas e cuidados. No Evangelho Jesus conta que certo proprietário plantou uma vinha, fez um lagar para esmagar as uvas, construiu uma torre e a arrendou a vinhateiros para que a cuidassem dela e devolvessem a produção.

Podemos comparar a vinha com nossa vida e o planeta. Deus criou tudo muito bonito, mas nós nos apossamos de tudo e queremos destruir a maravilhosa obra do criador, assim como fizeram os que haviam sido contratados para cuidar da vinha. Eles esquecem que são contratados para cuidar e não para tomar posse.

A problemática da narrativa continua se repetindo hoje: ninguém quer servir, todos querem ser os donos, tomar posse. Esquecemo-nos que somos contratados pelo Senhor da vinha para cuidar dela; para trabalhar a fazer render e devemos devolver ao dono a produção.

Quantas vezes reclamamos que não somos cuidados. Será que não somos cuidados ou queremos tomar o lugar de Deus? Assim como o proprietário cuida da vinha, o Senhor cuida de todos nós e nos dá todos os elementos para cumprirmos bem nossa missão. Porém, quando nos esquecemos que somos chamados a cuidar e não a dominar, a vinha fica propensa aos desastres. Descuidamos do presente, do dom recebido do Criador e ainda reclamamos que Ele é muito exigente. Ele precisa ser exigente porque grande foi o dom, o presente que Ele nos deu.

Que o Senhor da vinha perdoe nossa falta de disponibilidade em servir e nos dê sempre um espírito de partilha e comunhão.

Abençoado domingo e mês missionário para todos !

Pe. Hermes José Novakoski

LITURGIA DO 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM
I Leitura: Isaias 5,1-7
Salmo 79(80)
II Leitura: Filipenses 4,6-9
Evangelho: Mateus 21,33-43.