29 de novembro de 2011

2012 SERÁ O FIM?

Eis a pergunta que deixa muitos assustados: o mundo vai acabar em 2012? 

Alguns usando o nome de Deus ousam dizer que sim e inclusive que Ele teria revelado que 2012 será marcado por grandes catástrofes e que se procederá o fim.

O que diria Jesus dessa gente e para essas pessoas? Nos Evangelhos Jesus disse que muitas coisas terríveis e estranhas acontecerão, mas que ainda não será o fim. E que o fim de tudo nem ele e nem os anjos sabem, apenas Deus Pai. Isso não quer dizer que Jesus não saiba. E não compete ao ser humano dizer quando será.

“Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu! ’ E ainda: ‘O tempo está próximo. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10 E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11 Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”. (Lucas 21,8-11)

“Quanto àquele dia e àquela hora, ninguém o sabe, nem mesmo os anjos do céu, mas somente o Pai” (Mateus 24,36).

Acho muito estranho, pessoas que se dizem cristãos católicos, ficarem colocando medo em muitos por aí dizendo que 2012 terá dias terríveis e estes dias antecederão o fim. Acredito que deveríamos antes nos preocupar em conduzir as pessoas a Deus e rezar para que Ele tenha misericórdia dos que vivem no pecado. Não compete a nós dizermos quando será o fim e se Deus não quis revelar por Jesus, porque Ele iria revelar às pessoas? Será que somos mais dignos dessa revelação do que o próprio Filho de Deus?

A coisa é tão absurda que até os povos Maias que acreditavam nisso já desmentiram, dizendo terem errado a contagem.

Particularmente acredito que o ano de 2012 será de recomeço. Podemos afirmar que cada dia é um recomeço! Uma nova oportunidade para vivermos bem. Uma nova chance que Deus nos concede para vivermos a fraternidade, o amor, a ternura, o perdão.

O fim será para aqueles que não continuarem peregrinando por esse mundo e para aqueles que não acreditam em dias melhores. Se todos nós acreditássemos que um mundo melhor é possível, com certeza ele começaria a ser construído. O problema é que a maioria se acomodou e pensa que não vale mais a pena doar a vida na construção de um mundo novo.

Eu ainda acredito e vou lutar por isso enquanto Deus permitir. E você, acredita em que? Vamos entrar nessa e nos ajudar?


O fim dos tempos não depende da nossa contagem. O fim pode acontecer porque estamos construindo armas de destruição em massa, mas Deus não se limita a contagem humana para dizer em que dia, hora e local tudo começará. Tem muitos querendo enjaular Deus, querendo que Ele pense como os homens. 

Feliz 2012 para todos aqueles que acreditam que o mundo será melhor se assim nós o fizermos.

Pe. Hermes José Novakoski, PSDP.