24 de novembro de 2011

Vigiai, pois o Senhor virá - 1º Domingo do Advento

Neste último domingo do mês de novembro a Igreja inicia o tempo do Advento e com ele o novo Ano Litúrgico. O Advento tem duração de quatro semanas que antecedem o Natal. Seu objetivo é preparar os fieis para a vinda do Senhor.

A palavra latina advento (ad-venio), significa chegar. É por isso que Jesus exorta aos discípulos para não dormir, mas vigiar: “Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo” (Mc 13,36).

Quando Jesus chama a atenção para a vigilância, Ele nos pede que sejamos firmes e constantes na Fé que da Igreja recebemos. A vigilância é para não cairmos na tentação de pensar que o Senhor não virá ou que tarda para vir e, assim, viver uma vida indiferente ao que Ele nos ensinou. Vigilância sempre!

Facilmente somos corrompidos por um mundo que nos tenta e quer que trilhemos outros caminhos que não sejam os caminhos de Deus. Muito facilmente caímos na tentação de abandonar tudo e seguir aquilo que aparentemente é mais fácil e prazeroso.

Jogamos fora a tradição, a história, as conquistas e ensinamentos de nossos antepassados porque achamos que eles nada têm a nos ensinar hoje. Assim acaba acontecendo com a Palavra de Deus, com o Evangelho. Corremos o risco de pensar que não tem mais nada para nos ensinar. É aí que mora o perigo.

Por isso vemos a atualidade das palavras do profeta Isaías: “Tu te irritaste porque nós pecamos (...). Todos nós nos tornamos imundície, e todas as nossas boas obras são como um pano sujo; murchamos todos como folhas, e nossas maldades empurram-nos como o vento” (Is 64,4-5).

Longe de Deus nossa vida não tem sentido. Nossas obras se tornam interesseiras e não sabemos por onde caminhar.

Escolhemos aquilo que mais nos convém e depois ousamos reclamar da ausência de Deus. As palavras do profeta Isaías de novo nos falam: “Escondeste de nós Tua face e nos entregaste à mercê da nossa maldade” (Is 64,6).


Não tem sentido a celebração do Natal sem Deus, pois a festa é Dele. O mundo capitalista insiste em querer nos dizer que o mais importante é dar presente, enfeitar casas, praças. Entramos nessa onda e nos esquecemos de preparar nosso coração para o Filho de Deus habitar. 

Desejo que esse Advento seja um tempo especial de purificação, perdão, graça para todos nós. Permaneçamos alerta, vigilantes, para que o nosso coração não seja tomado por sentimentos ruins e que o mundo capitalista nos faça colocar Deus em segundo lugar.

Boa caminhada para todos.

Deus nos abençoe!

Pe. Hermes José Novakoski, PSDP

LEITURAS PARA O PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO:
I Leitura:
Isaías 63,16-17.19;64,2-7
Salmo: 79(80)
II Leitura: 1 Críntios 1,3-9
Evangelho: Marcos 13,33-37