22 de dezembro de 2011

“EU VOS ANUNCIO UMA GRANDE ALEGRIA” - É Natal

É com este grande anúncio que celebramos neste domingo o Natal do Senhor. É um anúncio alegre porque chegou o tão esperado dia: Deus habita entre nós. Ele, o Verbo se fez carne e está em nosso meio. 

O profeta Isaías anuncia esse dia como o “DIA DA LUZ”. O povo que andava na escuridão agora anda na luz que é o próprio Deus: “O povo que andava na escuridão viu uma grande Luz; para os que habitam nas sombras da morte, uma Luz resplandeceu” (Is 9,1).

Cristo é presença junto a seu povo. Ele veio para realizar a promessa do Pai e instaurar o seu reinado. Ele não foi reconhecido porque o Seu reino não é como os reinos deste mundo. O profeta Isaías diz que Ele consolidará e confirmará o Seu reinado em justiça e santidade, diferente dos reinados deste mundo que não estão preocupados com a justiça e muito menos com a santidade. “Ele traz nos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: conselheiro admirável (...) príncipe da paz. Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim” (Is 9,5-6).



Como já dissemos, o anúncio do Natal é um anúncio alegre. Os cristãos se alegram porque Deus é um Deus presente que caminha conosco. Não é um Deus distante, ausente do povo. Mas um Deus que sofre, vive, compartilha das alegrias e sofrimentos dos seus filhos. 

Que a Luz e a Alegria do Natal possam estar sempre em nossos lares e todos os dias do novo ano, para que se estabeleça um novo tempo de paz, justiça, igualdade e fraternidade. Que o Natal não seja apenas um dar e receber presentes, mas acolher o maior presente, que é Jesus Cristo. Que Ele encontre espaço em nosso coração e faça morada. A construção do Seu reinado começa com a renovação do nosso coração, purificando nossos desejos e intenções.

Vem Senhor Jesus! Vem habitar entre nós!

Feliz Natal! Abençoado seja o Ano Novo!

Pe. Hermes José Novakoski, PSDP

LITURGIA:
Missa da noite (dia 24)
I LEITURA: Isaías 9,1-6
SALMO 95 (96)
II LEITURA: Tito 2,11-14
EVANGELHO: Lucas 1, 1-14

Missa do dia (dia 25)
I LEITURA: Isaías 52,7-10
SALMO 97 (98)
II LEITURA: Hebreus 1,1-6
EVANGELHO: João 1, 1-18