15 de dezembro de 2011

“Faça-se em mim segundo a Tua Palavra” - 4º Domingo do Advento

Como é difícil obedecer! Cada vez mais as pessoas buscam autonomia dos seus atos, pensamentos e sentimentos. Os adolescentes cada vez mais cedo querem decidir por conta própria o que devem fazer e o que é certo e errado. Fica cada vez mais difícil educar os filhos na obediência. 

A liturgia deste 4º Domingo do Advento nos apresenta uma personagem que é modelo de obediência. Ao receber uma missão ela não questiona, mas prontamente acolhe e diz: FAÇA-SE! É por isso que Maria tornou-se modelo de obediência e também de acolhida. Ela acolhe o projeto de Deus e coloca-se inteiramente à Sua disposição.

Quando o Anjo aparece, Maria não fica questionando a mensagem recebida. Apenas quer entender melhor para poder cumprir fielmente o chamado de Deus. Ela poderia ter exigido casa, meio de transporte, salário maternidade. Mas não! Ela imediatamente aceita e começa a servir visitando Isabel, sua prima que também estava grávida por graça de Deus. Confia em Deus e essa confiança faz com que ela se abandone inteiramente em Suas Mãos.

O Natal está chegando. Estamos na última semana de preparação. Cristo vem e quer fazer morada em nosso coração, assim como fez morada no coração e no seio de Maria. Ele quer que estejamos preparados e sejamos obedientes ao seu mandato de tornar-se mensageiro da sua vinda.

São Paulo ao escrever à comunidade de Roma, diz: “Agora esse mistério foi manifestado e, mediante as Escrituras proféticas, conforme determinação do Deus eterno foi levado ao conhecimento de todas as nações, para trazê-las à obediência da Fé”.

Cristo se manifesta ainda hoje em nossos corações e nas nossas comunidades reunidas para rezar e meditar Sua Palavra. Deseja que o anunciemos aos que ainda não o conhecem e que com a nossa vida testemunhemos o Seu amor.

Aprendamos de Maria a dizer sim ao Projeto de Deus. Aprendamos com ela a obedecer ao Pai, caminho da nossa felicidade. Não nascemos por acaso e nem para o acaso. Deus que nos ama desde sempre tem uma grande missão para cada um de nós. Precisamos estar atentos para ouvir sua voz e dizer sim ao seu apelo.

Maria, Mãe da obediência, intercedei por nós.

Pe. Hermes José Novakoski, PSDP.



LEITURAS DO 4º DOMINGO DO ADVENTO
1ª Leitura: 2Samuel 7,1-5.8-12.14.16
Salmo: 88(89)
2ª Leitura: Romanos 16,25-27
Evangelho: Lucas 1,26-38