15 de março de 2013

Papa Francisco celebra 1ª missa com o tema: "caminhar, edificar e confessar"

UM NOVO PROFETA PARA A RENOVAÇÃO DA NOSSA IGREJA, DA IGREJA DE JESUS CRISTO. NOME DELE É FRANCISCO. REZEMOS POR ELE, PELA SUA MISSÃO.
**************

O papa Francisco realizou nesta quinta-feira (13) a sua primeira homilia. O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, falou na Capela Sistina, no Vaticano, aos 114 cardeais que participaram do conclave que o elegeu.

Papa Francisco partiu de três leituras que constituem todo um percurso: caminhar (como Abraão), edificar (a Igreja), confessar (Cristo). O tema do discurso serviu como um chamamento para a construção da caminhada de uma nova Igreja: o movimento. Segundo ele, "Nossa vida é um caminho, quando paramos, não vamos para frente."

Francisco celebrou a missa em latim, mas pronunciou a homilia, com o tema "caminhar, edificar, confessar", em italiano, a língua de seu pai. Em seguida, relembrou uma passagem: "Isso foi o que primeiro disse Deus a Abraão: 'Caminhe na minha presença, e seja irrepreensível", afirmou o recém-empossado pontífice. "Nossa vida é um caminho. Quando paramos, não vamos para frente. Devemos caminhar sempre, à luz do Senhor, viver com essa irrepreensibilidade com que vivia Abraão."

Durante a celebração, houve uma oração ao papa emérito Bento 16, a quem se desejou que sirva a Deus "no recolhimento", dedicado "à meditação".

Ao final do discurso, o cardeal declarou que "Que todos nós, depois desses dias de graça, tenhamos a coragem de caminhar na presença do Senhor, com a cruz do Senhor, de edificar a igreja com o sangue que o Senhor derramou sobre a cruz. Assim, a igreja poderá prosseguir".