15 de agosto de 2013

O jovem no coração da Igreja!

Queridos jovens! Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus.

Parafraseando o Papa Francisco em seu primeiro discurso no RJ, podemos dizer: A Igreja não vos oferece ouro e prata, mas o que de mais precioso têm: Jesus Cristo. Ele é a única, verdadeira e maior riqueza que podemos ter. Ouro e prata enferrujam ou pedem ser roubados. Jesus Cristo é sempre novo e nos dá o que todos nós buscamos e almejamos: a verdadeira felicidade e a Salvação.

O jovem é o coração da Igreja. A Igreja sempre é jovem porque anuncia a novidade, Jesus Cristo. Para você ser sempre jovem, precisa acolher Jesus Cristo na tua vida.

Jovens! A Igreja vos ama! Ela vos ama porque é mãe. E como mãe sempre quer o bem dos seus filhos. Por isso, tudo o que ela nos diz, oferece, é por amor a nós. Porque, como mãe, ela quer nos ver crescendo na fé.

O Beato João Paulo II dizia: “tenho muita esperança em vocês [jovens]. Espero, sobretudo, que renovem a fidelidade de vocês a Jesus Cristo e à sua Cruz Redentora”.

Papa Francisco nos diz: “A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo!”

O futuro não têm como entrar se esta janela estiver fechada, especialmente se estiver fechada para Deus.

Jovens!, pedia o papa Francisco: “Bote Cristo! na tua vida. Deposite nele a sua confiança e você nunca se decepcionará”. Porque Cristo, queridos jovens bota fé em vocês “e confia-lhes o futuro de sua própria causa: a Evangelização!”

Queridos jovens, continua o papa, “em Cristo [vocês] encontram as respostas para suas mais altas e comuns aspirações e podem saciar a fome de verdade límpida e de amor autêntico que os irmanem para além de toda diversidade”.

Não fechem vossos ouvidos para a Igreja, para Deus. Construam a vossa felicidade na rocha firme que é Jesus Cristo. Cultivem valores que promovam e defendem a vida: diálogo, amor, partilha, compreensão, perdão. No perdão sentimos de forma concreta o amor de Deus por nós, como ouvimos no evangelho de hoje. O perdão nos aproxima de Deus e deve ser o vínculo que nos irmana na mesma fé.

Jovens! O coração da Igreja, o coração misericordioso de Jesus Cristo é o vosso lugar. Não há lugar mais seguro para estar. Não busquem felicidade em quem e onde ela não está. Sejam profundamente apaixonados por Jesus Cristo e ciumentos; não deixando ninguém falar mal dele.

Estamos na semana nacional da família que tem por tema: transmissão e educação da fé cristã na família. É missão da família ensinar e educar no caminho da fé. É no lar que aprendemos a amar a Igreja e a Jesus Cristo. Jovens! Construam famílias santas.

Peçam sempre o dom da fé. Que vossa fé seja como a de Maria que se colocou inteiramente disponível nas mãos do Pai com o seu “Faça-se!”

Maria caminha a vossa frente. Ela nos leva a Jesus porque ela é Mãe e como mãe oferece o que têm de melhor, o seu amado Filho.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.


Pe. Hermes José Novakoski, PSDP

Homilia abertura festividade na Comunidade N. Sra. da Paz - Paróquia N. Sra. de Nazaré - Marituba PA