31 de maio de 2016

Cartaz do Círio 2016 representa alegria, segundo Arcebispo

Cartaz tem ilustração de artista plástico paraense.

As cores alegres querem ser como o coração da criança, para D. Alberto.
O cartaz do Círio 2016 foi lançado em cerimônia na noite desta terça-feira (31), na Praça Santuário, em Belém. A foto da imagem é de Aloizio Dopazo e a ilustração por trás dela é do artista plástico paraense Odair Mindello, que doou uma de suas obras para compor a peça. Foram distribuídos quatro mil exemplares após a apresentação, a tiragem desta edição do cartaz está estimada em 910 mil.

A produção de cartazes já é uma tradição e símbolo da festividade mariana. Todos os anos os cartazes do Círio são feitos para distribuição à população, que tem o hábito de afixá-los nas portas das casas, como uma homenagem daquele lar à padroeira.

Para o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, o cartaz é um símbolo de alegria. "Queremos que o Círio desse ano seja o anúncio da misericórdia. Misericórdia é coração apaixonado pela fraqueza e miséria. Nós queremos nos apaixonar pelas nossas próprias fraquezas, mas do jeito de Deus, como aquele que cura que transforma e muda tudo. Portanto as cores alegres desse cartaz querem ser como o coração da criança que ficam felizes com as notícias boas. Olhar para o esse cartaz é quase ver um jogo de criança", afirma.

A edição agradou os devotos de Nossa Senhora de Nazaré. "O cartaz está muito bonito, assim como do ano passado. Sou apaixonada pelo Círio e tudo que o envolve", comenta a aposentada Albaniza Cordeiro de Lira, de 72 anos. Para Olga Nascimento, 78 anos, a apresentação é um evento importante da agenda da festividade. "Eu venho todos os anos acompanhar a apresentação do cartaz. Ano passado estava muito bonito. Este ano não fica atrás", diz.