15 de abril de 2017

ELE ANDOU FAZENDO O BEM! FELIZ PÁSCOA!

Estimados irmãos e irmãs. Feliz Páscoa! Chegamos a centralidade do ano litúrgico; a maior de todas as festas cristãs: Páscoa! Jesus vence a morte e nos dá vida para sempre. Feliz dos que nele creem, esperam, confiam, porque hão de alcançar o que Ele prometeu: a vida eterna.

A primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos (10,34a.37-43) traz o discurso de Pedro que ao se referir a Jesus afirma que “Ele andou por toda a parte, fazendo o bem”. De fato, fez bem todas as coisas ensinando a todos nós que estamos neste mundo para fazer o bem. Quando não fazemos o bem, não estamos cumprindo com a nossa missão neste mundo. Onde estiver, independentemente do que estejas fazendo, faça-o sempre bem.

A segunda Leitura de São Paulo aos Colossenses (3,1-4) complementa o discurso de Pedro. Paulo lembra a comunidade que fez a experiência do ressuscitado, precisa se esforçar em fazer e “alcançar as coisas do alto, onde está Cristo”. Buscar as coisas do alto, é buscar as coisas de Deus e como Deus é amor e quer vida para todos, somos convocados a promovermos a vida em abundância e a amar todos os irmãos como Cristo nos amou.

O Evangelho (Jo 20,1-9) narra a experiência do túmulo vazio. Primeiro as mulheres vão ao encontro de Jesus, pensando que Ele ainda estivesse no túmulo. Quando veem que está aberto, correm chamar os apóstolos. Elas foram mais corajosas do que eles. Mas depois desta notícias, também eles vão verificar o que houve. O túmulo está vazio. As Escrituras começam a fazer sentido, pois Ele devia ressuscitar dos mortos.

Hoje podemos cantar com alegria o Aleluia! Podemos cantar com o salmista (Sl 117): “Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos”! Sim! Alegremo-nos e nele exultemos, pois Ele ressuscitou! Ele está vivo! Passou pela morte e nos deu vida! Ele é o nosso Deus, cheio de amor. Deus que nos salva em seu Filho único porque nos quer para sempre perto de si.

Somos convidados a fazermos a experiência do ressuscitado e assim, como os apóstolos e as mulheres que conviviam com Ele, anunciar esta grande notícia, esta boa nova vivendo com mais amor e esperança a nossa vida. O encontro com Ele deve nos fazer pessoas melhores, mas comprometidas com o bem, com a vida, com a fraternidade.

Feliz Páscoa! Deus nos abençoe!
Pe. Hermes José Novakoski