19 de abril de 2017

Páscoa é Cristo e não Coelho!


Fico cada dia mais impressionado como as ideias do mundo capitalista e ateu estão entrando de cheio na mentalidade dos cristãos e estão conseguindo tirar os símbolos religiosos ou invertendo seus valores e nós vamos divulgando eles como se estivéssemos fazendo a coisa mais bonita e normal do mundo. Isso inclusive na mentalidade de sacerdotes e religiosos, não só dos outros fieis.

Estou me referindo aos símbolos da Páscoa e do Natal. Gente amada! Para nós cristãos Páscoa não é coelhinho e nem ovo de chocolate, mas Jesus Cristo crucificado e ressuscitado! Natal não é Papai Noel, mas o nascimento de Jesus. Não foi o coelhinho que morreu por nós na cruz, mas Cristo! Não foi o papai noel que transformou o mundo, mas o amor de Deus. Muitos enviam mensagens de felicitações com símbolos pagãos (como coelho, papai noel, ovo) e não são capazes que enviar com imagens cristãs (Cruz, Jesus Cristo). Feliz Páscoa ou feliz Natal é com Jesus e não com chocolate, mesas fartas, bebidas. Claro que com eles expressamos o gostar de alguém, mas não pode ser só isso uma celebração de tamanha grandeza e significado. 

Por que ao invés de dar um ovo de chocolate você não leva o teu irmão ou a tua irmã à santa missa? Por que não dá pra ele um livro, bíblia, terço, escapulário? Parece que dar presente com símbolos religiosos tornou-se 'brega' e enchemos as pessoas de coisas que o mercado consumista e ateu oferece. Conheço pessoas que ainda buscam viver e expressar sua fé de forma coerente. Mas, precisamos estar mais atentos com a distorçam da fé que estão nos colocando goela abaixo e engolimos sem reclamar.

Fica a dica!
Pe. Hermes José Novakoski